sábado, 20 de agosto de 2011

BioTech Fair 2011 >> O que é isso afinal?



Quem acompanha minha pagina no facebook viu varias vezes nesses últimos dias fotos e comentários sobre este evento, mas afinal o que ele é e o que ele apresenta?
A Feira de Biodiversidade e Tecnologia apresenta alternativas para combustível, energia e reaproveitamento de matéria prima. Sim, sim esse "Bio" nem sempre é 100% Bio, mas é o mais próximo possível.

Projetos com cana-de-açúcar entram nessa linha de bioenergia e reaproveitamento de biomassa. A "New Holland" tem dois projetos nessa área, onde eles colhem a palha que fica depois da colheita da cana, compactam e transformam em energia limpa.
Outro projeto muito interessante é o de Biodiesel, com óleo de varias plantas nativas como mamona, girassol, e dendê são transformadas em combustível veicular, como o Biodiesel. É uma fonte renovável e barata, cada hectare de Dendê, por exemplo, produz o equivalente a mais de 5.000 litros de óleo.
Um novo projeto é o do Óleo caseiro, que é reaproveitado e transformado em sabão e outros derivados, na feira, além do incentivo a coleta de óleo apresentou alternativas de como armazená-lo e levar a um posto de coleta. 

As microalgas também estão como projetos de energia sustentável, elas são uma grande fonte de oxigênio e se reproduzem em água salgada ou doce, podem ser cultivadas para uso em aditivos alimentares, ou ainda no uso de seu próprio conteúdo, como óleos, pigmentos e alguns carboidratos especiais e pela produção do ácido graxo Omega-3, que é passado na cadeia alimentar.


A Universidade Tecnológica Federal do Paraná apresentou uma maquete de que eles chamam de "Escritorio Verde" que esta sendo construído no campus em Curitiba, mostrando assim que o é possível trabalhar e ainda ser um cidadão consciente. A divulgação deles na feira foi bem criativa, utilizaram um Skate para distribuir adesivos com o lema do transporte alternativo. Havia também um "Eco Trailer" que é o "QG" da UTFPR no evento de consciência ambiental.

Foi apresentada também uma alternativa de biomassa, com restos de material orgânicos, no caso a madeira. Compactada a serragem de qualquer tipo de madeira ou palha, substitui a lenha na produção de energia por queima. Eles chamam de Peletes e Briquetes de madeira reaproveitada. O custo é maior do que a lenha natural, porem além de ser uma alternativa de preservação é também mais durável porque é compactada.

Biogás, que é a reversão de CO2 em energia e em combustível foi o projeto do SENAI. O biogás é derivado de qualquer material orgânico, tanto de animais quanto de vegetais. O metano exalado destes organismos é convertido em gás natural e energia renovável.
A cidade de Curitiba expos o super ônibus, o maior do mundo que utiliza o biocombustível. Por enquanto só 30 ônibus circulam na cidade com o bicombustível, mas mostra a eficiência desse tipo de alternativa.

A ITAIPU mostrou o projeto do carro elétrico. A Hidroelétrica Binacional tem apostado nesse tipo de projeto como uma alternativa para menos emissão de poluentes na atmosfera.

A Scania estava com o lema "Ethanol Is Now", fazendo a campanha para o uso do etanol que é um combustível desenvolvido no Brasil através do uso de recursos naturais e renováveis.
Enfim, a BioTech Fair 2011 trouxe novidades e mostrou como funciona esse novo universo da biodiversidade dando o exemplo de como a tecnologia acompanha as circunstancias do nosso planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Becky says Thank's