Moda


 Esse tal Jeans!!!

Era assim que se usava um jeans 1900 ;)
 O jeans! Essa peça nossa de todo dia abençoado coringa ao socorro das almas sem idéias! Esse tal jeans é de origem totalmente francesa, mas para seu engano meu caro leitor, ela era francesa, mas não era trè chic. As calças e macacões jeans eram vestimentas dos marinheiros do porto de Genova. Depois “O jeans viajante” ganhou o apelido de “genes” por causa de Genova, mas foi LEVIS STRAUSS que o batizou de “jeans”, e levou essa peça pra o país norte americano, onde ele passou a ser confeccionado para a classe trabalhadora das minas. Os bolsos foram reforçados com metal para dar mais resistência às ferramentas que os mineiros carregavam. Nada de extraordinário tinha nesse tecido de fios grossos e tingidos apenas do lado de fora trançados sem interrupções.

Alguns ainda acreditavam (aqui no nosso país), que a calça jeans tinha esse nome por calça do James Dean, mas a grafia é diferente apesar do sonografia. Mas realmente ele tem muito a ver com a história desse tal jeans.
Marlon Brando, James Dean, Elvis Presley e Marilyn Monroe
 Por volta dos anos 50, o jeans ainda era uma peça de trabalhadores, até os jovens rebeldes começar a usá-la. Sim porque até então a calça era modelo social mesmo, então eles descobriram o conforto do jeans e como que uma revolução social eles aderiram, e Marlon Brando e James Dean encabeçaram essa nova tendência, através de seus estereótipos de caras rebeldes, junto com suas motos Harley Davidson, que até então era, assim como o jeans, usada pelo o exercito norte-americano. Depois deles vieram Elvis Presley e a Marilyn Monroe que ensinou a mulheres a usar o jeans e ainda continuar sexy.

Mas antes de Gisele Bündchen usá-lo numa passarela foi Calvin Klein que tomou a iniciava em 1970, e sua marca até hoje é associada com estas maravilhas calças jeans. Calvin Klein causou no mundo da moda nos anos 80 com a campanha: “Nada fica entre mim e minha Calvin” que tinha Brooke Shields (a garota da lagoa azul), como garota propaganda da calça jeans.
E desde então com o desenrolar dos anos o jeans já foi punk, já foi pop e já foi grunge, mas seja como for, ele nunca mais saiu de moda.

Fonte: Wikipédia: Jeans/Brooke Shields/James Dean. Jornal "O Norte" site (Matéria do dia: 05/06/2011 "Uma calça 158 anos").


____________________________________


"Quem não tem Colírio, usa óculos escuro"

E essa não é a unica musica que fala dessa invenção temos também Paralamas do Sucesso com a música "Óculos" e até o Rei Roberto Carlos, que alias é muito adepto deles. Mas de quem foi essa ideia fantástica?

Era uma vez um Imperador maluco e quase albino da antiga Roma, seu nome era Nero (sim o mesmo que incendiou a cidade). Reza a história de que foram feitos para ele um par de  lentes de vidro verde, sem grau, para que ele pudesse enxergar os eventos na arena, porque tinha olhos muito sensíveis. É acho que ele também os usou quando assistia a cidade em chamas, sabe como é né, fumaça, luz intensa, estilhaços...brincadeirinha... 

 Mas há quem diga também que os Maias foram os primeiros a inventar os óculos de sol para trabalharem na lavoura. Mas o fato é que somente na idade média é que foram transformados em lentes com as leis fundamentais da Optica.Aí veio os Alemaes e criaram a primeira armação de ferro com lentes escuras, isso foi no séc. XIII, portanto eram muito pesados e desconfortáveis, mas os da elite não o dispensavam.

Então vieram os franceses e suas habilidades para moda e tranformaram essas armações bizarras em um acessorio de design mais leve e elegante que ficava preso na ponta do nariz.

Aí no século XVII foram repaginados com as hastes laterais como conhecemos hoje, mas até o século XX as lentes eram sempre azuis ou verdes feitas de cristais. Eles talves não soubessem mas as lentes verdes são as melhores porque absorvem 80% da luz, assim como as pretas e marrons que usamos hoje. Atualmente o cristal foi substituido pelo acrílico e policarbonato.

Foi em 1929 que os Norte-Americanos se tornaram os primeiros comerciantes de oculos escuros, porque até então eram feitos por encomendas. E se tornaram mais do que uma proteção solar, tornaram-se um acessório indispensável até para quem vive na Matrix ou apresenta o CQC!
Eternizado nos anos 70 e 80 os max-oculos coloridos existem até hoje, e são muito usados por celebridades. Mas o que marcou nos anos 50 e 90 (decadas distantes mas de mto bom gosto) são os óculos estilo Wayfarer e aviador. Sim, Elvis usava o estilo aviador, mas antes usou um Wayfarer, Michael J. tinha um WayFarer dourado, John Travolta tem os dois e Johnny Deep é adepto do aviador, Ray-Ban estilo aviador são os favoritos até dos camioneiros. Mas Wayfarer... é o favorito dos intelectuais. 
O poeta e o Wayfarer 90's, antes do Fiuk e do Restart (Ra, na sua cara!)

  
                      ____________________________________________



Mas, Afinal... Porque a Noiva se Veste de branco?


Antes de qualquer constatação, vamos direto à fonte de idealizadora do vestido tradicionalmente branco das noivas: A jovem, formosa, casta Rainha Vitória da Inglaterra.
A Rainha Vitoria casou-se por amor com o primo Albert, uma das poucas historias reais (literalmente hehe) que o casamente acontece por amor dentro da corte Inglesa. Ela era conhecida por sua castidade, sinceridade, honestidade e determinação. Ela usou um belo e longo vestido branco, com véu e grinalda para simbolizar que se manteve casta para seu príncipe. Detalhe: Foi ela quem o pediu em casamento! Mas é que seria muita ousadia pedir uma Rainha em casamento, portanto ela (ou qualquer outra Rainha do Sec. XIX), era encarregada do pedido.
O branco ficou porque o casamento da Rainha Vitoria foi um acontecimento mundial da época com grande repercussão, portanto,a maioria das noivas adotaram o vestido branco como símbolo de sua castidade e admiração à Rainha Vitoria, a fashionista de sua época.E por regra e tradição somente as noivas de primeira viagem poderia usar branco em seu casamento. Hoje podemos notar que não é mais assim, existem vestidos de todas as cores, modelos e estilos, o vestido de noiva, vamos dizer que foi "Modernizado" e não faz mais distinção de castidade e pureza, mas sim de sonhos, conquistas e realizações.
Mas...clássico é clássico... não conheço uma noiva que não tenha pensado em seu belo vestido branco, assim como não conheço nenhum Nerd que nunca tenha sonhado com um Nitendo 64.

____________________________________________

A Origem do Salto Alto

O Salto Alto é muito mais antigo do que imaginamos, desde o Egito há registro dessa vaidade, passando 
pelos teatros gregos como forma de encenar as posições políticas e sociais, quanto mais alto, mais rico. E então apareceu no Oriente médio nos pés dos Imperadores Japoneses e nos pés das Gueixas chinesas como fetiche, e nos pés das concunbinas que usavam saltos de tamanhos absurdos para não fugirem do harém.

 
E aprimorado na Era Moderna pelos Italianos, e mais tarde levado à França, onde nascem duas lendas, a de Catarina de  Medici com Henrique II e a do Imperador Luís XIV. Eis as Lendas:

Reza a Lenda de que Catarina veio a França com seus sapatos Italianos chamados de "Chopines", para casar-se com o Rei Henrique II, pela sua baixa estatura.

Ele era Imperador e de estatura mediana, cerca de 1,65. Por isso ele usava um sapato com salto para parecer mais alto e mais elegante. "Salto Luís XV", como muita gente usa não refere-se ao Imperador correto, mas cabe sabiamente ao termo, porque tornou-se uma tradição na corte europeia usar sapatos altos, e os outros Imperadores franceses seguiram de perto essa tradição.
"O salto era peça exclusiva do vestuário masculino e apenas na corte de Luís XV passou a ser utilizado por mulheres", diz João Braga, coordenador do curso de história da moda do Senac, em São Paulo.

Quando as mulheres começaram a usar salto na Europa a Rainha Maria Antonieta, esposa de Luís XV, era uma grande referencia de como fazê-lo.

As Pin-Ups (40's - Atualmente), usavam saltos em modelos que deixavam as pernas mais bonitas e mais torneadas, foi então que começaram-se associar o salto com sensualidade feminina e ao charme.

Atualmente o Salto Alto sinonimo de elegância feminina e sensualidade, torneando as penas e quadris dando a impressão de uma cintura mais estreita. Existem vários tipos de saltos, plataformas, anabellas, fino, baixo, grosso, agulha... Mas o que é uma vantagem atualmente é que alem da tecnologia que os tornaram mais confortáveis é não é mais uma questão social-economica e sim de preferência.
By Christian Louboutin




Fonte: Revista Superinteressante ed dez 2008
Livro: Shoes: A Celebration of Pumps, Sandals, Slippers and More.

____________________________________________
All Star
All Star tem mais de 100 anos e ainda é o queridinho. Combina com qualquer coisa em qualquer lugar, desde que a pessoa que o use tenha muito estilo e seja ousado sem ser demasiado. Atualmente existem varios modelos do tenis americano,ele foi feito primeiramente direcionado para ser um tenis esportivo, para jogar basquete ou beisebol. Com o passar do tempo foi sendo adotado por varias tribos urbanas, do nerd á elite . Mas ninguém usa ele melhor do que um bom roqueiro. ;)