sexta-feira, 8 de abril de 2011

Pequena Europa

Pequena Europa...



Que Curitiba é a cidade modelo em Ecologia, todo mundo já sabe. Mas o que poucos curitibanos notam são as semelhanças com o velho continente. Um exemplo disso é a XV de Novembro no Centro da cidade, onde se pode encontrar bistrôs, floriculturas, cafés, feiras tanto de horti-fruti quanto de artesanato... e assim por diante. Essa grande avenida foi a primeira via brasileira publica só para pedestres. Conhecida como rua das flores, devido a grande quantidade de floriculturas, árvores e jardineiras, ela abriga os prédios mais importantes da capital, como por exemplo, o Palácio Avenida e a UFPR. A rua tem esse nome em homenagem a republica e também pelas manifestações politicas ocorridas ali.


Porque se parece com um pedaço da Europa? Não apenas pela arquitetura, mas também pela influencia dos europeus imigrantes que abriram suas lojas ao longo da rua, e os artistas que se apresentam em meio a via publica com seus desenhos, artesanato e música. Outro exemplo é o Passeio Público inaugurado no ano de 1886 e atravessa o centro até hoje. Era conhecida no século IX como Jardim Botânico, assim como no Rio de Janeiro e São Paulo, Jardins Botânicos em metropolis naquela época era sinonimo de "realeza", era onde a alta sociedade circulava em seus passeios diários.



 Atualmente o Passeio Publico de Curitiba, além de ser um zoo, é também a maior reserva ecológica metropolitana do Estado. Porque também pequena Europa? Os arquitetos eram europeus, o estilo lembra os grandes parques metropolitanos europeus e quem frequentava eram os Imperadores, Condes, Viscondes e toda a nata nacional do século IX que veio de Portugal. Porque não valeria tanto assim hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Becky says Thank's