quinta-feira, 31 de março de 2011

Você Conhece?

Você Conhece a fabrica de papel?



Sabe aquela folha A4 que você usa todos os dias? Então, ela tem que vir de algum lugar, não acha? E o processo é muito maior e muito mais surpreendente do que você imagina!

Todos sabemos que o papiro foi o tipo primitivo do papel, mas a ideia de usar fibras vegetais ainda é a mesma. Existem atualmente 3 tipos básicos de papel feito com fibras vegetais: Fibras de Pinheiros, Eucaliptos e Algodão (ou Linho). As Fibra de Pinheiros são mais resistentes e maiores, o que resulta num papel mais forte, já as fibras de Eucalipto são menores mas como a árvore tem um crescimento rápido acaba compensando e saindo mais barato e ecologicamente mais correto ultiliza-lo. Já as fibras de algodão são usadas para papeis especiais direcionados a gráficas de arte design.
O processo funciona da seguinte forma a matéria-prima básica é a celulose, que é a fibra vegetal das árvores, além de outros materiais fibrosos.
Dependendo do tipo de papel a ser produzido, a celulose é tratada de acordo antes de ser processada na fábrica de papel. A celulose chega à fábrica de papel em placas. Depois, é misturada à água em equipamentos chamados hidrapulper – semelhantes a liquidificadores gigantes – para a formação de uma massa.



Essa massa, antes de seguir para a máquina de papel, pode sofrer transformações, como tingimento, adição de colas e outros produtos que vão conferir características especiais ao papel. Pode também passar por processos que quebram as fibras em pedaços ainda menores, visando maior aderência, uniformidade e resistência da folha.
Quando chega à máquina de papel, a massa de celulose é submetida a duas etapas: uma úmida e outra seca. Na primeira delas, é formada a folha de papel: sobre uma tela, as fibras de celulose são separadas da água, resultando em uma espécie de tecido com pequenos fios trançados.


Na segunda, a folha percorre um sistema de cilindros altamente aquecidos por vapor, para uma secagem complementar.
No final dessa etapa, o papel recebe tratamentos para atingir determinados padrões, conforme o seu uso. O método mais utilizado é a calandragem, na qual o material é submetido a um sistema de rolos que intensifica as características de lisura e brilho do produto final.



Por fim, o papel é enrolado em bobinas, pronto para ser utilizado em suas diversas aplicações.


            Processo industrial de reciclagem


Ao chegar à fábrica, os fardos de papel descartado são misturados à água em um equipamento chamado hidrapulper – uma espécie de grande liquidificador –, formando uma espécie de pasta de celulose. Em seguida, essa pasta passa por uma peneira para que sejam retiradas impurezas, como pedaços de papel não desejáveis, fitas adesivas, plástico, arames e outros metais.
Na etapa seguinte, são aplicados compostos químicos (água e soda cáustica) para a retirada de tintas. Uma depuração mais fina separa a areia.
Depois, em outros equipamentos – chamados refinadores –, a pasta é processada para que as fibras que formam a celulose se abram um pouco mais, melhorando a ligação entre elas, o que garante mais resistência. Finalmente a pasta é branqueada e segue para as máquinas de fazer papel.
Conforme sua utilidade final, o papel reciclado recebe diferentes tratamentos que permitem melhor absorção de tinta na impressão, bem como lisura, resistência e cor adequada.
No caso de embalagens, o papel é refinado e associado a outros materiais para ter mais resistência. A superfície externa de caixas de papelão é feita com fibras virgens, mais fortes. As fibras recicladas são mais empregadas no forro e miolo que compõem a camada interior do papelão.

Eu visitei a Bignardi em Jundiaí São Paulo, onde são produzidos os papeis Jandaia desde 1956. O Supervisor de Processos me explicou que durante o processo o que fica da celulose corresponde a 1% os outros 99% são agua que depois de limpa é reutilizada nos processos a diante. Ele me informou também que o papel reciclado passa por uma supervisão de aderência que limpa os resíduos impuros que tornariam a folha reciclada colante e inútil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Becky says Thank's