sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Você conhece?

 Alexandria - A cidade perdida



Depois das conquistas de Alexandre, antes de Brutus matar Júlio César, Alexandria era o brilho do Egito e a cobiça do mundo antigo,assim como sua ilustre habitante: Cleópatra. Mas sejamos francos, o que esses eventos tem a ver com essa cidade tão rica?
Antes de tudo, vale lembrar que a riqueza de Alexandria era mais do que ouros e pedras preciosas, era rica em mantimentos e sobre tudo em sabedoria. Mas vamos entender o porque do nome...
O nome
Antes de Roma alcançar o mundo africano, o Império Grego crescia e dominava o mundo nas mãos de Alexandre. O objetivo de Alexandre não era só alcançar povos e conquistá-los, era transformar o mundo na civilização grega. A cada nova conquista macedônica eram instituídos os costumes e a religião grega, assim como o idioma e a filosofia através de escolas implatandas nessas colônias.
Biblioteca
Por fim, após muito tempo no Egito e dominando pequenas colônias, Alexandre venceu Dario III e triunfou como "libertador" do povo egípcio. Decidiu então fundar um pólo cultural no Egito, escolheu uma região estratégica que era banhada pelo imenso rio Nilo dos dois lados. 
Depois da morte de Alexandre o Império foi dividido em 4 e Ptolomeu governou o Egito, fazendo de Alexandria o centro de seu governo.
Agora podemos entender o tamanho da influência que essa cidade exercia sobre o mundo antigo. Alexandria era onde os filósofos e escritores tinham estudos guardados na maior biblioteca do mundo antigo: "A Grande Biblioteca de Alexandria." Há quem diga que muitas das obras levadas à essa biblioteca não eram cópias das originais, e sim as próprias originais. Essa biblioteca oferecia também um excelente acervo histórico de todos os povos e escolas de ciências e filosofias. (click aqui e assista um video)
Farol
O povo alexandrino era diversificado, havia gente de todos os lugares do mundo, uma cidade com um grande porto pelo Nilo abrigava iguarias distintas de vários outros países. Em todo seu esplendor, o que reluzia também era o "Farol de Alexandria" que iluminava até 50km de distância, por causa  de seu sistema avançado de reflexão da luz por espelhos e seu tamanho de 115m de altura.
Nova Biblioteca
O que isso tem haver com o assassinato de Júlio César? Pois bem... Júlio César encantou-se com a cidade e com Cleópatra, portanto achou que seria apropriado que governasse Roma morando em Alexandria com sua "esposa pagã". Os conselheiros romanos então decidiram que a melhor forma de calar César e salvar a cidade era cortando o mal pela raiz, eis aí a ligação do evento com a cidade.
Hoje existe na cidade uma nova Biblioteca de Alexandria, já que a antiga foi incendiada algumas vezes até ser destruída, e os destroços do Farol são considerados patrimónios submersos da humanidade.
Eu chamei de "Cidade Perdida" porque não existe mais um lugar onde aja todo o conhecimento humano, todos os estudos e possibilidades cientificas com tamanha influência como essa cidade.

Fonte: Wikipédia/mundoescola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Becky says Thank's